Blog

MENU BLOG 14/09/2020

O que todo casal precisa saber antes de reformar seu apartamento

O que saber antes de reformar

A reforma do apartamento é um sonho bastante comum dos casais, principalmente dos que estão iniciando uma vida a dois, seja indo morar juntos ou casando.

Novo ou antigo, morar em um apê que seja a cara dos donos é um sonho de consumo, não é? Às vezes, é só passar uma tinta em algum cômodo, arrancar as portas e colocar outras novas ou umas sancas de gesso no teto, e já está bom. Em outros casos, é preciso uma mudança mais radical, como trocar os pisos e jogar algumas paredes no chão.

Calminha aí! Isso é bem convidativo, mas antes de começar sua reforma, é preciso fazer um belo planejamento e até seguir algumas regrinhas.

Para te ajudar nessa etapa, preparamos uma lista recheada de dicas que você precisa saber antes de iniciar sua reforma.

O que devo fazer antes de começar a reforma?

1. Tenha a documentação

Antes de começar a obra, é preciso conhecer e seguir algumas regras. São regulamentos internos do seu condomínio até as normas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O síndico do prédio deverá saber do que vai rolar no seu apê e receber um plano com todos os passos. Além disso, tem que ter o RRT (Registo de Responsabilidade Técnica), assinado pelo arquiteto ou engenheiro que vai acompanhar o trabalho.

2. Buscar um profissional especializado

Contratar um arquiteto ou designer de interiores de confiança, que possa ajudar a paginação do projeto, vai diminuir as chances de as coisas saírem do controle.

Além disso, ele vai garantir que todos os cantinhos do apê estão sendo aproveitados da melhor maneira. Caso você não tenha experiência ou tempo para acompanhar, vai ser o melhor custo-benefício de tirar esse sonho do papel. Nós podemos ajudar você com o Lizote Ideia.

3. Defina seu orçamento

Esse é um ponto muito importante do planejamento. É preciso manter os pés no chão e ser realista, hein?!

A partir do valor disponível para investir, as prioridades da obra são definidas. Não adianta projetar o apartamento dos sonhos e acumular boletos que não vai conseguir pagar. Com a grana contada, as chances de se ter surpresinhas desagradáveis no futuro são bem pequenas.

4. Acabamento

Escolha os materiais de acabamento que vão ficar a cara de vocês:

- Pisos laminados;

- Torneiras;

- Chuveiros.

São itens indispensáveis para uma reforma e que fazem uma diferença muito grande no acabamento.

Busque o Home Center certo, para que tenha atendimento de excelência, produtos de qualidade e preços imbatíveis.

5. Onde ficar

Não dá para morar em meio às latas de tinta, poeiras e toda bagunça que a reforma causa, não é?!

É bem recomendado fazer uma visita prolongada para a mãe de um dos dois. Dá para escolher a casa mais confortável, ou que tenha a melhor comida. Quem sabe até ficar com alguma amiga e colocar o papo em dia?

Mas, se depois de gastar esse dinheiro todo, ainda tenha sobrando alguma coisa, alugue uma pousada e faça uma segunda lua de mel. Assim, dá para esquecer todo o estresse e a limpeza que vai ter que fazer quando tudo ficar pronto.

Curtiu nossas dicas e quer saber mais sobre reformas? Chame um de nossos consultores no WhatsApp.

Formulário de Contato

Dúvidas? Entre contato com a gente